sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Blondie de Chocolate Branco e Hortelã


Fiz esta iguaria para servir com o café, depois de um almoço de família. Mas parece que apenas eu gostei. Fica com um travo óptimo a menta. Só para quem aprecia!
A receita veio da Elvira.

Ingredientes:

12 g de hortelã-chocolate fresca ou hortelã-pimenta (+/- 40 folhas médias) - usei hortelã comum
200 g de chocolate branco para culinária
125 g de manteiga + um pouco para untar
65 g de açúcar amarelo
2 ovos
35 g de miolo de amêndoa moído (sem pele)
70 g de farinha

Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 160ºC. Untar uma forma ou uma assadeira pequena - rectangular ou quadrada - com manteiga e forrar com uma folha de papel vegetal. Reservar.
2. Colocar as folhas de hortelã juntamente com o açúcar e pulverizar na Bimby ou usar um almofariz, pisando muito bem até a hortelã se apresentar finamente esmigalhada e misturada com o açúcar. Reservar.
3. Partir o chocolate branco em pedaços e colocar num recipiente resistente ao calor - ou num tacho anti-aderente, juntamente com a manteiga. Levar ao lume em banho-maria, mexendo com uma colher de pau ou uma espátula até ficar tudo bem derretido e cremoso.
4. Retirar do lume. Incorporar a mistura de açúcar e hortelã com o auxílio de uma vara de arames.
5. Adicionar os ovos - um de cada vez, batendo com a vara de arames após cada adição. Juntar o miolo de amêndoa moído e a farinha. Envolver com a vara de arames.
6. Transferir a massa para a forma e levar ao forno por 25 minutos, a 160ºC.
7. Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer por completo antes de desenformar. Embrulhar o bolo numa folha de alumínio alimentar e reservar no frigorífico de um dia para o outro.
8. Retirar o bolo do frigorífico 10 minutos antes de servir. Cortar em quadrados e servir.

3 comentários: