terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bacalhau com legumes gratinado

O bacalhau é, muito provavelmente, o meu peixe preferido. Eu sei que está em vias de extinção, mas não resiste a receitas de bacalhau.
Este foi feito durante a semana (preparado de véspera) e foi muito reconfortante chegar a casa, depois de uma dia de trabalho, e colocá-lo no forno.

Ingredientes:

Bacalhau desfiado
Cebola
Alho
Azeite
Bróculos
Cenoura
Bechamel
Mostarda
Batatas
Sal
Pimenta
Louro
Queijo emmental
Óregãos

Preparação:

1. Cortar as batatas às rodelas e fritar (usei a actifry).
2. Cozer o bacalhau e desfiá-lo.
3. Fazer um refogado com a cebola, o alho, o louro, a cenoura ralada e o azeite. Juntar o bacalhau desfiado, temperar e deixar tomar gosto.
4. Cozer os bróculos até estarem al dente (a vapor fica sempre melhor). Também se podem saltear em alho e azeite.
5. Preparar o bechamel ou usar de compra. Eu utilizo a Bimby par aesta operação (leite, ou neste caso, a água do bacalhau, farinha, azeite, sal, pimenta e noz-moscada e desta vez juntei um pouco de mostarda)
5. Num tabuleiro de ir ao forno colocar as batatas, por cima o refogado com o bacalhau, e depois os bróculos cozidos. Regar com o bechámel e colocar o queijo e os óregãos.
6. Levar ao forno até estar dourado.

3 comentários:

  1. E que bem que sabia, logo ao chegar a casa encontrar uma refeição assim :)
    Ficou com muito bom aspecto esse bacalhau!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Vou levar esta receita comigo, vai ser o meu jantar. Depois conto. Beijinhos

    ResponderEliminar