segunda-feira, 29 de agosto de 2011

No poupar é que está o ganho


Confesso que a palavra crise já me enjoa. No entanto, não podemos enfiar a cabeça na areia e fingir que não se passa nada. 

O que me irrita é que massacrem as pessoas com notícias devastadoras de créditos que não são pagos, com famílias cada vez mais no limiar da pobreza e por aí fora. Penso que seria mais eficaz darem ideias às pessoas do que se pode fazer em alturas como esta e não assustá-las com notícias pouco animadoras.

Toda a gente já percebeu que é preciso poupar, nem que seja em coisas insignificantes do dia-a-dia. A minha avó paterna dizia muitas vezes: "Só temos aquilo que poupamos", e cada vez mais isto me faz sentido.

Embuida deste espírito, e tendo em consideração a minha situação actual, estou cada vez mais atenta a pequenas coisas, como apagar as luzes quando não estou na divisão (era um bocado despistada com isto), desligar os aparelhos do stand-by, desligar o bico do fogão antes de a comida estar quase pronta, uma vez que os fundos reservam o calor para acabar de cozinhar, e por aí fora.

Bem, a Bimby deste mês parece estar em sintonia comigo e deu uma dica bastante engraçada. Enquanto fazia a minha sopa, cozi na varoma uns bróculos, que ficaram já preparados para outra refeição e fiz estes papelotes de fruta para a sobremesa. Há que rentabilizar os meios!

Papelotes de fruta na Varoma

Ingredientes:

Para cada papelote

1/2 pêssego
1/2 mação
1 mão de frutos silvestres
1 colher de sopa de vinho do porto
Açúcar a gosto
1 pau de canela

Preparação:

1. Num pedaço de papel vegetal, colocar todos os ingredientes e fechar bem.
2. Colocar na Varoma e deixar cozinhar enquanto faz sopa, por exemplo, 30 min, vel.1, temp. varoma.

4 comentários:

  1. Acho que tens toda a razão, dizer que estamos em crise e que esta tudo muito mau e por ai fora e darem ideias em como mudar um pouco as coisas não se vai longe...

    Já lá tenho a revista da Bimby e achei uma óptima ideia fazermos as refeições em simultâneo poupando energia e tempo :)

    Está com óptimo aspecto ;)

    Beijinhos
    Xandada
    http://aindahadonasdecasaperfeitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. GOSTEI MUITO DA TUA SOBREMESA, FICOU EXCELENTE.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  3. que cor fantastica da proxima tambem faço

    ResponderEliminar
  4. Uma óptima sugestão!
    É bem verdade o que dizes, e acho que se as pessoas em vez de se queixarem tanto quisessem mesmo trabalhar e produzir o nosso País estaria bem melhor, existe muita gente acomodada com subsídios. Mas infelizmente nem todos pensam da mesma maneira.

    ResponderEliminar