quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Leite de soja


Gosto de ter uma alimentação variada. E por isso, entre outras coisas, nem sempre bebo leite de vaca. Há alturas que me apetece outros sabores. Resolvi exerimentar fazer o meu leite de soja. É mais fácil do que eu pensava, mas fica com um sabor mais forte e acentuado a soja, mesmo acrescentando mais água.

Ingredientes:

120 gr de feijão de soja
1000 gr de água

Preparação:

1. Colocar a soja de molho de um dia para o outro.
2. Escorrer o grão e colocar no copo com 200 gr de água e triturar 30 seg/vel.7.
3. Adicionar 300 gr de água e programar 30 min/100º/vel. colher.
4. Forrar o cesto com um pano lavado (recomendo esterilizado com água a ferver, para retirar algum excesso de detergente ou amaciador) e coar o líquido.
5. Acrescentar água até perfazer 1 litro ou mais se se quiser menos concentrado.
6. Armazenar numa garrafa esterilizada e guardar no frigorífico.

Nota: O resíduo que fica no pano chama-se okara e pode ser conservado no frigorífico 2-3 dias e no congelador 4 ou 5 meses. Esta polpa é um  alimento nutritivo que contém bastante quantidade de fibra solúvel e insolúvel e uma modesta quantidade de proteínas. Tem um sabor neutro, mas existem muitas maneiras de lhe proporcionar um sabor delicioso, usando para engrossar sopas ou molhos, adicionnado à massa do pão (pode substituir-se 1/3 da farinha por okara e reduzi um pouco a quantidade de líquidos, para compensar o facto da okara ser um alimento húmido), usando como base de hambúrgueres, croquetes e almôndegas ou como ingrediente na confecção de patés vegetais.

Sem comentários:

Enviar um comentário